sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fórum Junino é sediado pela primeira vez em Acaraú


Na tarde desta sexta-feira (10/06), realizou-se no auditório do Hotel Municipal de Acaraú o I Fórum Cultural do Movimento Junino (FOCUM-Junino). O evento, promovido pela Prefeitura de Acaraú, juntamente com a Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce), contou com o presidente da entidade, Kiko Sampaio, que apresentou a entidade, as ações realizadas e programadas para este ano, discutiu com os presentes o regulamento dos festivais e debateu a valorização dessa manifestação cultural pelos municípios cearenses.
Criada em 13 de março de 1990, a Fequajuce é uma entidade civil, de caráter social, cultural, folclórica, assistencial, sem fins lucrativos, que fomenta a organização dos movimentos juninos. É filiada à União Nordestina das Entidades Juninas (UNEJ) e à Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ). O objetivo específico é a divulgação da cultura do folclore junino, abrigando como associados as quadrilhas juninas e grupos folclóricos do Estado do Ceará, promovendo a integração entre os sócios através de programas culturais, preservando e difundindo os valores positivos da cultura do folclore como patrimônio regional.
Kiko Sampaio está à frente da Federação desde março do ano passado e já enfrentou muitos desafios. Festivais, seminários, simpósios, concursos, catálogo de quadrilhas, muitos eventos enfim com o objetivo de fomentar as quadrilhas.
A entidade dispõe de alguns apoiadores, sendo o principal deles o Governo do Estado que, “numa iniciativa muito importante, lança edital de quadrilha junina”. Mas ainda assim, conforme o presidente da entidade, “menos de 5% do Poder Público no Estado do Ceará investe nessa importante manifestação cultural”. A situação fica mais complicada ainda com o fato de a entidade dever mais de R$ 300 mil ao Estado advindo de dívidas contraídas com gestões passadas.
Kiko ressaltou a importância da realização do FOCUM-Junino para "o amadurecimento dos grupos e maior reflexão acerca dessa tão importante manifestação cultural". O evento é realizado em todas as regiões cearenses, e nesta sexta foi a vez do Extremo Oeste, mais especificamente em Acaraú.
O presidente elogiou a Prefeitura de Acaraú pela promoção do evento, além de ressaltar a importante atuação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em promover o maior Festejo Junino do Ceará, o Ceará Junino, que engloba os campeonatos estadual, nordestino e nacional de quadrilhas juninas. O Festejo Ceará Junino é um grande campeonato popular e gratuito, onde a tradição e a criatividade caminham lado a lado. De 8 a 17 deste mês, o evento ocorrerá no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza será palco de várias quadrilhas de todos os rincões do Ceará. O evento alia-se aos eventos a nível municipal, incluindo os municípios do Baixo Acaraú.
Ao Fórum em Acaraú compareceram o assessor George Luiz, da Secretaria de Cultura de Acaraú; a Secretária de Cultura de Marco, Aglaise Osterno e representantes de quadrilhas juninas de Acaraú, Cruz e Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário