domingo, 17 de abril de 2011

Itarema recebe certificado de Praia Limpa

O Município de Itarema, situado na região do Baixo Acaraú, região Norte do Estado, está entre os quatro municípios que receberam certificação do Programa Praia Limpa 2011/2012. O Programa certifica cidades que trabalham para manter a faixa costeira dentro das regras ambientais, e é coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que também premia os municípios com o Selo Verde. Para esta edição, inscreveram-se 14 municípios.
    Para receberem as estrelas de certificação, as prefeituras municipais responderam questionários relativos à conservação dos ecossistemas locais, a segurança alimentar no que diz respeito às atividades das barracas e ambulantes, a situação de esgoto e lixo, segurança dos banhistas e controle de tráfego de veículos. Após a resposta dos questionários, os locais são visitados para verificação das informações.
Entre outros objetivos, o Programa busca estimular o poder público para ações continuadas de limpeza, educação ambiental e controle de tráfego de veículos. Conforme Maria Dias, Coordenadora de Políticas Ambientais do Conpam, o órgão busca transformar a faixa de praia em um local atrativo para o turista, baseada na sustentabilidade ambiental.
    Além de Itarema, os municípios contemplados com as estrelas do certificado Praia Limpa foram Caucaia, Beberibe e Paraipaba. Itarema, juntamente com Paraipaba e Beberibe receberam três estrelas cada; Caucaia, 4 estrelas. Nenhum município recebeu cinco estrelas, número máximo da comenda.  Na imagem, Praia de Itarema.


Saiba Mais


    As praias de Itarema são praticamente inexploradas pelo turismo, com paisagens compostas por lagoas, manguezais e vegetação nativa. A Praia da Barra, mais conhecida como Mulheres de Areia, é um braço de areia que avança no mar. É a mais procurada pelos visitantes, principalmente nos fins de semana. E conta com a melhor infraestrutura da região, com algumas barracas e pousadas. Porto dos Barcos também se destaca. Trata-se de uma ilhota com acesso feito pelos barcos de pescadores.


Fonte: http://www.opovo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário