O setor de Multimeios do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Padre Antônio Tomás, situado no município de Acaraú, por meio do Laboratório de Informática Educacional (LIE), vem desenvolvendo o projeto "Meu amigo leitor". O mesmo tem como objetivo principal desenvolver o gosto e o hábito da leitura com o propósito de formar cidadãos capazes de participar como sujeitos históricos do processo de desenvolvimento e modernização do mundo contemporâneo.
O CEJA Padre Antônio Tomás, vinculado a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), comemorou doze anos de funcionamento em março deste ano e oferta turmas de Ensino Fundamental e 1º e 2º Ano do Ensino Médio.
Conheça outros projetos desenvolvidos pelo CEJA Padre Antônio Tomás
Papi-Programa de Atendimento à Pessoa Idosa já está sendo colocado em prática e tem como objetivo alfabetizar idosos acima de 60 anos com a oportunidade de inclusão digital aos participantes. Para que esse projeto de alfabetização direcionado aos idosos fosse devidamente eficiente foi desenvolvido um software chamado "Luz do Saber" elaborado pela Casa Brasil e SEDUC.
Projeto Minha Leitura Virtual, Minha Escrita Digital - Leitura de fábulas, notícias, contos, poesias, parlendas, provérbios etc. nas telas dos computadores em sala de aula O projeto objetiva levar o alunos a perceber como o texto é escrito e disponibilizado no computador, além de estimular a produção textual. O projeto também busca motivar a leitura virtual de textos e imagens dos alunos, estimular neles o interesse em construir textos digitais e fazer com que desvendem as ferramentas em programas editores de texto.
Saiba Mais
Conforme dados do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2010, a maioria das matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) está na rede pública, distribuída da seguinte forma: 54,8% na rede estadual, 41,7% na rede municipal e 0,4% na rede federal, cabendo à rede privada uma participação de 3,1%. No país, a educação de jovens e adultos de Ensino Fundamental associada à formação profissional totaliza 14.126 matrículas, e as de ensino médio 38.152. Esses números indicam que há espaço para ampliação da oferta de EJA integrada a educação profissional.
Com base no censo de 2009, podemos ter um panorama da educação em Acaraú. Em 2009, haviam matriculados no Ensino Findamental 11.745 alunos. Destes, a imensa maioria, 10.744, na rede pública municipal, 321 na rede estadual e 680 na rede privada. No Ensino Médio, por sua vez, naquele ano, havia 2.565 matrículas, sendo que a maioria, 2.419 estavam matriculados na rede pública estadual e apenas 146 na rede de ensino privada. Os dados reafirmam que a imensa maioria da população ainda procura os bancos escolares da rede pública.
Com base no censo de 2009, podemos ter um panorama da educação em Acaraú. Em 2009, haviam matriculados no Ensino Findamental 11.745 alunos. Destes, a imensa maioria, 10.744, na rede pública municipal, 321 na rede estadual e 680 na rede privada. No Ensino Médio, por sua vez, naquele ano, havia 2.565 matrículas, sendo que a maioria, 2.419 estavam matriculados na rede pública estadual e apenas 146 na rede de ensino privada. Os dados reafirmam que a imensa maioria da população ainda procura os bancos escolares da rede pública.
Na imagem, Laboratório de Informática Educacional do CEJA Padre Antônio Tomás (Foto retirada do blog http://vanialinuxeducacional.blogspot.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário