quinta-feira, 21 de abril de 2011

CEJA Padre Antônio Tomás desenvolve projeto "Meu Amigo Leitor"

O setor de Multimeios do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Padre Antônio Tomás, situado no município de Acaraú, por meio do Laboratório de Informática Educacional (LIE), vem desenvolvendo o projeto "Meu amigo leitor". O mesmo tem como objetivo principal desenvolver o gosto e o hábito da leitura com o propósito de formar cidadãos capazes de participar como sujeitos históricos do processo de desenvolvimento e modernização do mundo contemporâneo.
     O CEJA Padre Antônio Tomás, vinculado a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), comemorou doze anos de funcionamento em março deste ano e oferta turmas de Ensino Fundamental e 1º e 2º Ano do Ensino Médio.

Conheça outros projetos desenvolvidos pelo CEJA Padre Antônio Tomás

     Papi-Programa de Atendimento à Pessoa Idosa já está sendo colocado em prática e tem como objetivo alfabetizar idosos acima de 60 anos com a oportunidade de inclusão digital aos participantes. Para que esse projeto de alfabetização direcionado aos idosos fosse devidamente eficiente foi desenvolvido um software chamado "Luz do Saber" elaborado pela Casa Brasil e SEDUC.

     Projeto Minha Leitura Virtual, Minha Escrita Digital  - Leitura de fábulas, notícias, contos, poesias, parlendas, provérbios etc. nas telas dos computadores em sala de aula O projeto objetiva levar o alunos a perceber como o texto é escrito e disponibilizado no computador, além de estimular a produção textual. O projeto também busca motivar a leitura virtual de textos e imagens dos alunos, estimular neles o interesse em construir textos digitais e fazer com que desvendem as ferramentas em programas editores de texto. 

Saiba Mais


     Conforme dados do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2010, a maioria das matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) está na rede pública, distribuída da seguinte forma: 54,8% na rede estadual, 41,7% na rede municipal e 0,4% na rede federal, cabendo à rede privada uma participação de 3,1%. No país, a educação de jovens e adultos de Ensino Fundamental associada à formação profissional totaliza 14.126 matrículas, e as de ensino médio 38.152. Esses números indicam que há espaço para ampliação da oferta de EJA integrada a educação profissional.
      Com base no censo de 2009, podemos ter um panorama da educação em Acaraú. Em 2009, haviam matriculados no Ensino Findamental 11.745 alunos. Destes, a imensa maioria, 10.744, na rede pública municipal, 321 na rede estadual e 680 na rede privada. No Ensino Médio, por sua vez, naquele ano, havia 2.565 matrículas, sendo que a maioria, 2.419 estavam matriculados na rede pública estadual e apenas 146 na rede de ensino privada. Os dados reafirmam que a imensa maioria da população ainda procura os bancos escolares da rede pública. 



Na imagem, Laboratório de Informática Educacional do CEJA Padre Antônio Tomás (Foto retirada do blog http://vanialinuxeducacional.blogspot.com/)

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