quarta-feira, 27 de abril de 2011

CDs e DVDs ilegais são comercializados em feira de Acaraú

É comum atestar a comercialização de CDs e DVDs piratas na feira livre do município de Acaraú, na Zona Norte do Estado. Há várias bancas vendendo esses produtos ilegais. Policiais militares já fizeram muitas vezes a retenção desse material, mas o problema continua a persistir. Os donos das bancas, ao verem a presença dos policiais, escondem-se com medo de punições. Em janeiro, em uma ação, a polícia apreendeu mais de seis mil CDs e DVDs. A Delegada Regional de Acaraú, Malake Tanos, confirmou a apreensão dos produtos e revelou que ações desse tipo serão intensificadas e acontecerão em outros municípios.

Saiba Mais

Entende-se por pirataria a reprodução, venda e distribuição de produtos sem a devida autorização e o pagamento dos direitos autorais. É uma prática muito utilizada na atualidade que provoca grandes prejuízos à economia do país.

Os produtos pirateados, além de serem diversificados, são financiados por máfias estrangeiras implantadas no país. Esses produzem sapatos, roupas, óculos, brinquedos, perfumes, relógios, livros, peças automobilísticas, instrumentos cirúrgicos e principalmente cigarros, bebidas, cds e dvds. Apesar de serem de procedência duvidosa, tais mercadorias podem ser produzidas de maneira a apresentar riscos à saúde. Existem mercadorias nas quais foram encontradas substâncias cancerígenas em sua composição, produtos ainda que não oferecem resistência, como as peças de carro por exemplo, e ainda objetos que já estão estragados antes mesmo de serem comprados.

Existem pessoas que justificam a comercialização de produtos pirateados com o desemprego, o que ocorre erroneamente, pois como já dito anteriormente a pirataria é financiada por facções criminosas e o consumo de tais produtos é a contribuição indireta para a marginalidade que permeia o país. Há pessoas que discordam dessa colocação, mas se não fosse verdade, que motivos teriam as pessoas que comercializam pirateados de não terem um local fixo para manter tal comércio? E, por que precisam fugir da polícia quando esses se aproximam? A pirataria é crime e prevê pena de reclusão de até quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário