quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Com onda de assaltos na região do Baixo Acaraú, polícia intensifica trabalho

Delegacia Regional de Acaraú

“Apesar de ter havido um aumento no número de assaltos a mão armada na região do Baixo Acaraú, aumentou também o número de prisões”. Essa frase foi dita em entrevista por Dr. Flavio Novais, titular da Delegacia Regional de Acaraú referindo-se às inúmeras ocorrências delituosas dessa espécie nos últimos tempos na região. O delegado frisou o empenho das Polícias Civil, Militar, do Ronda do Quarteirão, com o apoio da Guarda Municipal, que tem atuado conjuntamente e logrado êxito com muitas prisões.
Na última terça-feira (29), foram autuados em flagrante delito bandidos que estavam assaltando em Acaraú. Os acusados da ação tratam-se de Moisés Silva Martins, Evilásio Martins Nascimento e Celestino Rodrigues Magalhães (conhecido como Pelé). Os indivíduos presos estavam realizando assaltos no distrito de Juritianha em uma moto que foi apreendida pela polícia. Ao serem abordados pelos policiais, houve resistência dos bandidos, mas Moisés e Celestino foram presos em flagrante e conduzidos a Delegacia Regional de Acaraú, onde foram autuados em flagrante delito e encaminhados a Cadeia Pública.
Já Evilásio, na troca de tiros com a polícia foi baleado na perna, recebeu os primeiros socorros no Hospital Dr. Moura Ferreira, em Acaraú, mas devido a gravidade dos ferimentos, o indivíduo foi conduzido ao Hospital Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, onde passou por cirurgia e está se recuperando, não correndo risco de morte. Quando se recuperar, Evilázio será trazido de volta a Acaraú, onde será colocado atrás das grades da Cadeia Pública de Acaraú.
Outro indivíduo foi autuado nesta quarta-feira (30) por infração ao artigo 157 do Código Penal Brasileiro, que configura crime de roubo. O indivíduo assaltou um mercantil no Centro de Acaraú, nesta terça (29), mas foi perseguido pela Polícia, preso e encaminhado a Delegacia Regional, onde foi autuado em flagrante delito e encaminhado a Cadeia Pública de Acaraú.
O delegado fez um balanço do resultado do trabalho da polícia, ressaltando que nos últimos plantões foram realizados vários autos de prisão em  flagrante delito, além de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e procedimentos menorísticos (que envolvem menores de idade). No plantão dos dias 4, 5 e 6 de janeiro, houve três autos de prisão em flagrante, sendo um deles por roubo e outro por tráfico de drogas e envolvimento de menor em tentativa de homicídio (nesses casos envolvendo menores de idade, é feito um auto de apreensão em flagrante e  o menor de idade é encaminhado para o promotor de justiça e a o caso é encaminhado ao juiz de direito. Quando o ato praticado é de menor potencial ofensivo, o menor é entregue aos pais e em casos mais graves, o juiz normalmente autoriza que o menor de idade siga para casa de ressocialização em Fortaleza).
Do dia 11 a 13 de janeiro, na Delegacia Regional de Acaraú, foi registrado mais um auto de prisão em flagrante, por lesão corporal. Já de 18 a 21 de janeiro, o plantão foi bastante movimentado, tendo sido registrados na delegacia mais seis autos de prisão em flagrante por furto,receptação, tentativa de homicídio, lesão corporal, ameaça com dano e lesão corporal baseada na Lei Maria da Penha.
Já no plantão de 25 a 27 de janeiro, foi também bastante movimentado, tendo sido registrados na delegacia três autos de prisão em flagrante delito, sendo um por roubo ocorrido em Bela Cruz, outro por tráfico de drogas em Santana do Acaraú, outro violação de direitos autorais em Acaraú, furto e receptação em Marco e mais um roubo em Bela Cruz.
Com base nos números apresentados o titular da Delegacia Regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais ressalta que “a polícia está dando a resposta aos anseios da população na segurança pública da região.” E reafirma a necessidade de se aumentar o efetivo das polícias para dar conta da demanda que chega todos os dias no órgão. Atualmente, a delegacia dispõe de apenas oito inspetores para dar conta de toda a região. Mas a expectativa, conforme o delegado, é que novos inspetores venham se somar aos já existentes. “Segundo levantamento realizado pela Polícia Civil, uma regional do porte de Acaraú precisaria de, no mínimo 42 inspetores, e temos apenas oito, mas mesmo assim temos uma boa qualidade no serviço em conjunto entre todas as polícias”, revelou o delegado Dr. Flávio Novais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário