terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sinalização para ordenamento da prática de esportes náuticos é implantada em Jericoacoara

Discussão sobre a nova sinalização de "Jeri"
Arquivo: PARNA

O Parque Nacional de Jericoacoara, situado no Município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, foi contemplado com uma sinalização referente ao ordenamento da prática de esportes náuticos a vela. A sinalização, que foi instalada na última semana, foi feita pela equipe gestora do Parque Nacional,  de acordo com o zoneamento constante no Plano de Manejo e regras relativas à prática de esportes a vela dentro do perímetro do Parque.
A sinalização é composta por placas instaladas nas praias, além de bóias com bandeiras na área marinha, que sinalizam quatro zonas: de Exclusão de Esportes de Vento, de Exclusão de Kitesurf Norte, de Exclusão de Kitesurf Sul e de Exclusão de Windsurf.
Conforme Antonio Elson Portela, Analista Ambiental lotado no Parque Nacional de Jericoacoara, a sinalização delimita áreas específicas para a prática de Windsurf ou Kitesurf, além da exclusão de modalidades em uma determinada área.  Assim, não persistirá disputa de espaço entre velejadores de modalidades distintas, em determinados espaços situados na área marinha. O objetivo é diminuir o risco de eventuais acidentes envolvendo velejadores e demais usuários dessas áreas, como surfistas e banhistas. Além disso, a sinalização tem a finalidade de diminuir os conflitos existentes entre os velejadores de kite e windsurf, uma vez que Jericoacoara é considerada "um dos melhores points do planeta para a prática desses esportes", ressaltou.
Toda a operação de instalação das placas e bóias na área marinha e terrestre do Parque de Jericoacoara foi coordenada por Antonio Elson, com apoio do pessoal do ClubeVentos de Jericoacoara e Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário