domingo, 8 de julho de 2012

Vacinas contra febre aftosa são apreendidas no Baixo Acaraú


Fiscais apresentam material apreendido. Divulgação

Durante o mês passado, de campanha de vacinação contra a febre aftosa (doença viral altamente contagiosa que afeta gado), o serviço veterinário oficial da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), do Governo do Estado,  intensificou as fiscalizações às vacinas nas revendas. Na região do Baixo Acaraú.houve apreensão considerável nos municípios de Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
 No município de Bela Cruz, os fiscais apreenderam 400 doses em revenda do município. Os frascos estavam fora do acondicionamento ideal, chegando a uma temperatura de 28°C, com refrigerador inadequado e  termômetro danificado.
 Na cidade de Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, 1.100 doses foram recolhidas da Secretaria Municipal de Agricultura. Os frascos estavam acondicionados também fora da temperatura ideal.
 A vacina tem que estar liberada para o comércio, somente após ser testada e aprovada nos testes de potência realizados pelo Ministério da Agricultura em seus Laboratórios de Referência Animal. A vacina deve conter todas os sorotipos de vírus brasileiro, como o A; O e C, com uma boa qualidade de emulsão e antigenicidade, em quantidade suficiente para estimular a produção de uma resposta imunológica prolongada do animal, a fim de mantê-lo protegido contra a doença, no caso específico da Febre Aftosa por 6 meses.
No caso da agência fiscalizadora, caso ateste-se que a vacina não está de acordo com o exigido para os condicionantes de qualidade, o material é recolhido e o fornecedor é passível de punições. A apreensão das vacinas é regida pela lei estadual Nº 14446 de 01/09/2009, pelo decreto 30579 de 21/06/11 e a resolução n°003/2009.

Saiba Mais   
      
Como conservar a vacina contra a febre aftosa
- A vacina deve ser mantida em temperatura de 2 a 8ºC (geladeira), desde a sua produção até a sua utilização
- O transporte da vacina desde a fábrica até a revenda é feito em caminhão frigorificado, com termógrafo, para que seja mantida a temperatura de conservação
- Na revenda, manter a vacina na temperatura de conservação em geladeira comercial ou balcão frigorificado, com termômetro de máxima e mínima
- Transporte da vacina da revenda para a fazenda deve ser feita em caixa de isopor, com cobertura de gelo e devidamente lacrada
- Na fazenda, manter a vacina em uma geladeira apropriada, na temperatura de conservação recomendada
- No campo, a vacina é mantida em caixa de isopor com gelo e à sombra
Jamais manter a vacina em congelador ou aquece-la, pois o congelamento ou o aquecimento faz com que perca a sua eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário