sábado, 14 de julho de 2012

Encontro discutiu em Cruz ações sustentáveis para a região da Costa Negra

A Costa Negra destaca-se na produção de camarão. Divulg.

     A Associação dos Carcinicultores da Costa Negra – ACCN – promoveu, no final do mês passado, um encontro para debater assuntos relevantes para a Costa Negra, região compreendida pelas cidades de Itarema, Cruz, Jijoca e Acaraú e assim denominada pelo fato de possuir um solo escuro, diferenciado, rico em nutrientes capazes de produzir um tipo especial de camarão, que apresenta selo de qualidade superior. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Cruz, 
   Entre os presentes, Livino Sales, Presidente da ACCN, Paulo Emídio, representante do SENAR Ceará, Márcio Bezerra, coordenador de extensão do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Gerardo Newton, CENTEC, Pedro Henrique, representando a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE e representantes da sociedade civil, que foram recepcionados por Jonas Muniz, Prefeito de Cruz, e Erlandson Muniz, Vereador.
     A advogada Socorro Lima e Antônio Peixoto, Coordenador da Comissão Técnico-Científica, ambos da ACCN, apresentaram conceitos sobre a indicação geográfica do camarão da Costa Negra, informações e números relevantes a respeito do perfil populacional, índices de analfabetismo, desenvolvimento humano, renda familiar per capta, entre outros.    
Peixoto afirmou que uma das prioridades é descobrir novas atividades econômicas para alavancar o desenvolvimento da região. Mobilizar a sociedade, estimular o associativismo, identificar grupos de interesses e desenvolver potencialidades econômicas são objetivos fundamentais. “De início, vamos realizar a Semana do Associativismo, que acontecerá em outubro”, declarou, afirmando ainda que a Associação dos Carcinicultores deseja contribuir para que os mesmos benefícios da região da Costa Negra sejam estendidos para o Litoral Leste.
      A ACCN enfatiza a importância da certificação da denominação de origem do Camarão da Costa Negra (selo que identifica um produto ou serviço dotado de características próprias exclusivamente pelo meio geográfico) para alavancar o desenvolvimento da região. Livino ressalta a importância de utilizar esse potencial para fortalecer o turismo. “Eu não tenho dúvidas que nós vamos receber uma demanda muito grande de turistas aqui na nossa região”, alertou.
      O encontro foi oportuno para a apresentação da programação preliminar da quarta edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, evento anual de caráter gastronômico e cultural que acontecerá entre os dias 15 e 17 de Novembro, no município de Acaraú, com a presença de chefs nacionais e internacionais, realização de oficinas, cursos, palestras, além das atrações musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário