domingo, 13 de novembro de 2011

Várias autoridades, empresários e Chefs participam do segundo dia de Festival

Livino Sales mostrando as dependências ao Governador

         Neste sábado (12/11), vários momentos marcantes abrilhantaram o segundo dia do III Festival Internacional do Camarão e do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, organizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN). As atividades acontecem até este domingo na fazenda Cacimbas em Acaraú (CE). Pela manhã, foi realizada a reunião da Câmara Setorial do Camarão, sob a coordenação de Cristiano Maia, presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC). Em seguida, os professores Juliana Oliveira de Freitas e Adram Lheto dos Santos, da Escola Profissionalizante de Acaraú, ministraram palestra sobre “farinha de resíduo do beneficiamento da cauda de lagosta na indústria de pesca”.
Encerrando as atividades da manhã, Maria Socorro Sousa Lima, procuradora do Município de Itarema e advogada da ACCN, proferiu a palestra sobre “O direito adquirido e o licenciamento ambiental sob a ótica da carcinicultura”.
Representantes de várias instituições participaram da mesa redonda
No período da tarde, aconteceu uma mesa redonda com o tema “Desafios para sustentabilidade da carcinicultura marinha cearense no século XXI”. Participaram Ricardo Campos, assessor de Flávio Bezerra, Secretário Estadual de Pesca; Evandro, representante da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Dr. Cristiano Maia, presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC); Márcio Bezerra, professor da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na visão de grande parte da mesa, a carcinicultura hoje desenvolve-se de uma forma mais sustentável. Evandro defendeu: “A água que sai da fazenda de carcinicultura, na atualidade, sai melhor do que entra”, defendeu”. E o professor Marcio do IFCE ressaltou a importância do constante diálogo entre o poder público e a iniciativa privada para que essa realidade perdure.
Também fez parte da programação workshops gastronômicos com Ivan Prado, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Chef Fábio Barbaglini e Chef Emmanuel Ruz, momento em que os participantes puderam degustar pratos feitos a base de camarão desses renomador profissionais, Chefes de cozinha de conhecidos restaurantes. 
O empresário Livino Sales foi agraciado à noite no estande do IFCE, com um troféu de reconhecimento pela ACCN ter conseguido obter em 2011 o selo de Denominação de Origem ao camarão da Costa Negra. “Estou muito emocionado. É a primeira placa que recebo. Meu muito obrigado”, revelou em seu discurso.
A fazenda Cacimbas contou com a presença do ilustre governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, que foi recepcionado pelo empresário Livino Sales e seu filho, Rubens Sales. O Chefe do Executivo estadual visitou os estandes montados na fazenda, conversou com os organizadores e prestigiou a estrutura montada para este que é um dos maiores eventos gastronômicos do país.
Empresário Livino levanta orgulhoso troféu do IFCE
À fazenda, acorreram também autoridades locais, como o presidente da Câmara Municipal de Acaraú, Paulo Andrade, além de representantes de órgãos ambientais, instituições de ensino e empresários do setor.
Na fazenda, à noite, ocorreu show cultural com Luciano Bruno e Dona Zefa, na Praça de Alimentação, tendo sido conferido por várias pessoas de fora da região, atestando a importância do evento para o movimento da cadeia do Turismo. Na praça do Centenário, no centro de Acaraú, a grande massa animou-se com a apresentação das bandas de forró.
Neste domingo, o Festival chega ao fim da sua 3ª edição com muitas emoções. A partir das 17h, haverá os workshops, julgamento de pratos, e à noite, a partir das 21h, show com a banda Os Águias de Barbalha na Praça de Alimentação. Durante o dia, a população pode visitar os estandes, onde podem pegar brindes e degustar produtos oferecidos por várias instituições parceiras do evento.

Um comentário:

  1. A banda OS ÁGUIAS DE BARBALHA fizeram o show mais animado da noite de sexta-feira, dia 11 de novembro, logo depois da banda Rubber Soul. A turma de Barbalha tocou durante várias horas e empolgou o publico presente, principalmente os jovens.Foi um grande show, mesmo!

    ResponderExcluir