domingo, 1 de maio de 2011

Trânsito caótico de Acaraú: onde pararemos?

Faixa de pedestres completamente apagada
Foto: Edson Costa




   01 de agosto é o prazo máximo concedido pelo juiz da Comarca de Acaraú, Dr.César de Barros Lima, para os motoristas e motociclistas que dirigem e pilotam nas ruas do Município e que não dispõem de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para regularizarem sua situação. A partir desta data, quem não apresentar o documento em uma abordagem policial, terá o veículo apreendido e reponderá um Termo Circunstanciado de Ocorrência na Delegacia Regional de Acaraú, podendo o condutor irregular sofrer punições de multa até dois anos de cerceamento de liberdade
         Essa ação faz parte de uma série de ações tomadas pelo Poder Judiciário do Município para combater as irregularidades no trânsito. 
      A partir de hoje, 1º de Maio, policiais do Ronda do Quarteirão realizarão blitzes para fiscalizar as condições e a documentação dos veículos. A iniciativa é do Poder Judiciário, juntamente com  o Comando da Polícia Militar. Os condutores pegos sem habilitação, sem capacete, embriagados entre uma gama de outras infrações, serão encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú para ser lavrado TCO e aplicadas as punições cabíveis.
      O Vale do Acaraú Notícias ouviu os motoristas para saber o que eles acham da situação do trânsito em Acaraú e se acham que as blitzes realmente evitam as infrações. José Cleuton de Oliveira, mototaxista, acredita que a punição ao motorista só faz parte de uma pequena parcela de toda uma realidade que deve ser modificada. "A sinalização em Acaraú não presta. Só existe um semáforo, poucas placas e a sinalização horizontal completamente desgastada, além do que a cultura do motorista ainda deve ser trabalhada. Se o pedestre não sair do meio, o condutor 'taca' o veículo encima", desabafou. O mototaxista acha que a instalação de um posto da Polícia Rodoviária Federal poderia amenizar um pouco o problema do desrespeito às leis de trânsito. 
      O comerciante Odair José, motociclista, também acha que a sinalização em Acaraú não é boa e que a fiscalização deve ser bastante intensificada. "As faixas de pedestre estão apagadas, quase você não vê as placas de sinalização. Só a blitz não resolve, sem interferir na infraestrutura do trânsito. A blitz é apenas um paleativo. Só um sinal num Município que tem crescido em número de veículos não é adequado", defendeu.
      O motociclista José Nivaldo Ribeiro, que trabalha em instalação de antenas parabólicas, acha que a  blitzes não resolvem o problema do caos no trânsito. "A blitz só pega trabalhador. Queria que fossem nos bares e apreendessem as motos dos condutores embriagados. Tem muito motorista de menor, dirigindo embriagado. Se não fizer assim, o problema vai continuar persistindo", previu.
      A pedestre Maria Luiza, dona-de-casa, diz que os motoristas e ciclistas não respeitam os pedestres na localidade. "Tem que intensificar mesmo as fiscalizações e punir. Dia desses, quase que sou atropelada por um carro. O trânsito daqui é muito desorganizado, as faixas de pedestre estão apagadas e a sinalização é péssima", afirmou.
      O Vale do Acaraú Notícias flagrou neste domingo no Centro do Município o desrespeito dos condutores. Adultos levavam crianças em garupas de motos, quatro pessoas trafegavam tranquilamente encima de uma única moto, mototaxistas conduzindo passageiros sem capacete, motociclistas sem capacete, motoristas sem cinto de segurança. Além de que a infraestrutura do Município está comprometida, com poucas placas de sinalização e quase nenhuma faixa de pedestre, e as poucas que existem estão quase apagadas, como mostramos na foto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário