quinta-feira, 21 de março de 2013

Associação atuará no combate ao trabalho infantil em Acaraú

Eduardo está sensibilizando as Instituições da
importância do projeto
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Chega a Acaraú mais uma Instituição que atuará na defesa das crianças e adolescentes. Trata-se do Instituto da Infância (Ifan), uma associação sem fins lucrativos, constituída no ano de 1999, com sede administrativa em Fortaleza (CE) e atuante na Região Nordeste do Brasil. Através da Gestão de Conhecimentos, o IFAN pretende contribuir com o desenho de tecnologias sociais inovadoras focalizadas nas infâncias e fomentar novas políticas públicas a nível municipal.  A associação a ser sediada em Acaraú atuará no combate à exploração do trabalho infantil, de crianças de 5 anos de idade até 17 anos. Conforme Eduardo Freitas, coordenador local do Ifan, foram atestadas práticas de exploração do trabalho infantil em Acaraú por meio do Projeto Pernilongo, em que foram entrevistadas 3 mil crianças e adolescentes, entre as quais 1.636 estavam sofrendo exploração de trabalho.
Conforme Eduardo Freiras, o Ifan irá atender inicialmente a 1.305 crianças e adolescentes nessa situação, do universo que foram identificadas e, por meio de campanhas e sensibilização social, após consolidação na região, a associação pretende atender até 44 mil crianças, abrangendo toda a região do Vale do Acaraú onde, segundo o coordenador do Ifan, o problema é muito grande.
Para Eduardo, a atuação do Ifan será fundamental para colaborar para o fim desse mal que é a exploração de trabalho infantil, por meio da sensibilização social e da família. “O número de crianças e adolescentes exploradas em Acaraú com quase certeza é maior que 3.000, uma vez que mais da metade desse quantitativo foi identificado nesse perfil. São inúmeras as atividades em que essas crianças são exploradas: pesca, venda de material reciclável, comércio, bar, sendo muitas vezes explorado por seus responsáveis”, destacou.
Eduardo explica que serão buscadas parcerias com empresas e Instituições locais para buscar parceria na execução do projeto. “Vamos buscar o apoio das Instituições que quiserem estar somando com a gente para desempenharmos um bom trabalho nessa área tão importante, de combate a exploração do trabalho infantil”, destacou.
Conforme Eduardo Freitas, o Ifan  disporá de um escritório em Acaraú e terá dois Núcleos de Convivência e Comunicação na sede e um em cada distrito.  Nos núcleos, será realizado um trabalho junto aos menores de idade e suas famílias, bem como serão desenvolvidas peças de comunicação, como documentários, fanzine, tudo voltado para a temática.
Para colocar em prática o projeto em Acaraú, serão selecionados 12 adolescentes que gostem de trabalhar com esse público. Na próxima terça-feira, dia 26 de março, acontece a seleção dos estagiários, por meio de prova, atividade de grupo e entrevista dentre as mais de 100 pessoas que se inscreveram. Foi realizada uma mobilização junto às escolas de Acaraú sensibilizando os adolescentes a participarem da seleção.
Para quem quiser conhecer o projeto e saber como ajudar, basta acessar o site do Ifan (www.ifan.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário