sábado, 25 de agosto de 2012

Semana cheia de atividades em Acaraú em comemoração ao Dia do Soldado

Apresentação da banda de música do TG em escola.
Arquivo: CVP

Hoje, dia 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Em alusão a data, foram realizadas uma série de atividades, nesta semana, encabeçadas pelo Tiro de Guerra de Acaraú,TG 10-018. Os soldados participaram de missa e culto, de atividades com alunos de escolas da cidade, além de uma solenidade no quartel.
A semana iniciou com os soldados tendo momentos de oração. Os católicos participaram de missa, no sábado, dia 18, celebrada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e os evangélicos, de culto.
Durante a semana, foram realizadas várias visitas às escolas de Acaraú, tanto públicas como particular, onde os soldados expuseram a importância de se elevar o devido respeito a Pátria e fizeram apresentação da banda de música do destacamento. Além disso, alunos também visitaram o TG, situado no bairro de Outra Banda, para conhecer o trabalho realizado.
Na manhã deste sábado, dia 25, o ponto alto das comemorações, em que se comemora o Dia do Soldado, foi realizado no Quartel do TG, hasteamento da bandeira, foi executado o Hino Nacional, e apresentação da banda de música, além de ter sido realizada apresentação da Ordem Unida, ou seja, uma das atividades militares, onde são treinadas as Marchas Militares e Desfiles cívicos. A solenidade contou com a presença do Tenente Ubirajara, que já foi por anos o Chefe de Instrução do TG de Acaraú. Além disso, a solenidade contou também com a presença do atual Chefe de Instrução, Sargento Jeová Lima.
Atualmente, o TG 10-018 apresenta 50 soldados, que passam por treinamento físico-militares e por formação, que inclui inúmeras palestras, que entre outros temas, abordam o civismo e a saúde, preparando os jovens que têm a faixa 18 anos, para a cidadania e o respeito a Pátria. “É muito gratificante ser soldado, porque a gente aprende a servir a Pátria, a termos amor a Nação em que vivemos, além de aprendermos muitas coisas importantes para nossa vida”, destacou Tiago Lima, soldado do Tiro de Guerra de Acaraú.
Para ingressar no TG, é necessário o alistamento militar, que deve ser feito a jovens que completam 18 anos, a ser realizado na Junta Militar, que fica situada na sede da Prefeitura Municipal de Acaraú, na rua General Humberto Moura, 675B, no Centro. Nos dias 13 e 14, será divulgada a relação dos candidatos que se alistaram, selecionados para ingressar no TG. A lista estará disponível na Prefeitura e no TG.

Saiba Mais
O dia 25 de agosto foi instituído como Dia do Soldado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. 

 Tiro de Guerra de Acaraú:
Rua Duque de Caxias n° 56, Bairro de Outra Banda - Acaraú
 (88) 3661-0146

Nenhum comentário:

Postar um comentário