quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Paroquia de Itarema completa 58 anos de criação


Padre João Batista de Lima Atual Pároco

 A radio Liberdade de Itarema, nesse dia 06 de Janeiro em comemoração a data, terá uma programação especial, as 06 da manhã com o  programa Oração da manhã com Érica de Paula, contara com a participação do Historiador José de Fátima diretor do museu  Pe.. Aristides. Encerrando com a transmissão com a Santa Missa as 19:30 pelos 58 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima..

Conheça um pouco da história da Paroquia de Nossa Senhora de Fátima

D. José Tupinambá da Frota, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de Sobral, Prelado Domestico de Sua Santidade e Assistente ao Sólio Pontifico. Aos que esta nossa portaria virem, saúde e paz e benção em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Considerando a vasta extensão da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú e o crescente aumento da respectiva população, em virtude da faculdade que nos confere o Cânon número mil quatrocentos e vinte e sete do código de Direito Canônico e pela nossa autoridade ordinária depois de ouvidos os Reverendos Consultores Diocesanos e o Reverendo Pároco da sobredita Paróquia do Acaraú, resolvemos por bem crear a nova paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no lugar Itarema, como pela presente Portaria creamos, a qual será amovível sendo o seu território desmembrado das Paróquias de Acaraú e Bela Cruz.

Os limites serão os seguintes: Ao Norte o Oceano Atlântico, a partir da foz do Rio Ilha do Rato, até a foz do Rio Aracati-Assú; ao Leste e Sul na extrema da paróquia da Amontada, pelo Rio Aracati-Assú, até o rio Aracati-Mirin, acima do lugar Ema Três quilometro, e daí ainda pelo Sul, com a paróquia de São Manoel do Marco. Numa reta até a Fazenda Córrego do Salgado pertencente à Bela Cruz; ao Oeste começando da Fazenda Córrego Salgado, seguindo pela estrada que vai para o Córrego do Arroz, passando pela fazenda Oriente que fica para Bela Cruz, continuando na mesma estrada real, passando pela Fazenda São José, que fica para Itarema, até a Fazenda Volta, que fica para Bela Cruz. Daí, seguindo pela estrada que vai para a praia, passando pela Lagoa dos Negros, que fica para Itarema, fazenda Córrego Novo, que fica para Bela Cruz, até a Fazenda Água Branca, que fica para Bela Cruz, daí continuando pela mesma estrada, até a Lagoa da Anta, contornando-a ao Poente, e seguindo a referida estrada até, a residência de Francisco das Chagas Silveira no lugar Baixinha, que fica para o Acaraú, continuando pela mesma estrada e passando pelo lugar Córreguinho (Sitio de Dona Clarice Coutinho) que fica para Itarema, daí seguindo pelo Córrego da Juritianha, passando pelo lugar Salgado do mesmo nome até a foz do Rio Ilha do Rato.

Elevando a atual Capela existente no lugar Itarema, à dignidade de Matriz, com os mesmos direitos, prerrogativas e dignidade de todas as outras Matrizes deste Bispado e haverá o Reverendo Pároco todos os proês e os precalços, que de direito lhe pertencerem.
Seja esta Portaria lida à estação da Missa Paroquial nas Freguesias de Acaraú, Bela Cruz e Itarema e depois transcritas nos respectivos Livros do Tombo, para em todo o tempo constar. Dado e passado nesta cidade de Sobral e Câmara Eclesiástica, sob o nosso sinal e selo das nossas armas, aos dois dias do mês de janeiro de mil novecentos e cinqüenta e quatro. + José, Bispo Diocesano. Pe. José Palhano – Secretario do Bispado.


BRASÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


A paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi criada a 02 de janeiro de 1954, pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom José Tupinambá da Frota, digníssimo Bispo da Diocese de Sobral. No ano de 2004 celebrou o Jubileu de Ouro de sua criação e, nesta ocasião o pároco, Pe. Francisco de Assis Oliveira, criou o brasão que retrata a Evangelização do povo durante este meio século de vida paroquial nos seus aspectos culturais e religiosos: a barca, símbolo da cultura pesqueira, representa a caminhada de nosso povo. A Igreja, localizada na vela, indica ao povo o caminho a seguir, guiada pelo vento do sopro do Espírito Santo e orientada pela Palavra de Deus, com o lema: “ Por atenção à tua Palavra,” (Lc 5,5), experiênciando a Eucaristia, através da devoção à Nossa Senhora, na oração do terço, representando a religiosidade popular do povo cristão itaremense.

Igreja Matriz de Itarema

COMUNIDADES / CAPELAS:
Comunidades Com Capelas: 13

1. Capela:
Nossa Senhora dos Navegantes - Porto dos Barcos
Festa de Padroeiro de 24/01 a 02/02
Missa mensal: 1º Domingo às 16:00 horas
3ª Quinta – às 19:00 h
2. Capela:
Santo Antonio – Santo Antonio
Festa do Padroeiro: 01/06 a 13/06
Missa mensal: 4ª Sexta - às 16:00 h
3. Capela:
Sagrado Coração de Jesus – Riacho
Festa do Padroeiro: de 09/06 a 18/06
Missa mensal: 2ª Quarta-feira- às 19:30 h
4. Capela:
São João Batista – Gargoê
Festa do Padroeiro: de 15/06 a 24/06
Missa mensal: 4ª Quarta – às 19:30h
5. Capela:
Santo Antônio - Maracanã
Festa do padroeiro: de 04/06 a 13/06
Missa mensal: 3ª Quarta-feira – às 19:00h
6. Capela:
Sant’Ana - Córrego da Volta
Festa do Padroeiro: de 17/07 a 26/07
Missa mensal: 4ª Sexta-feira – às 10:00h
7. Capela:
Santa Clara – Santa Clara
Festa do Padroeiro: de 09/08 a 11/08
Missa mensal: 2ª Quarta - feira – às 16:00h
8. Capela:
São Vicente - São Vicente
Festa: de 18/09 a 27/09
Missa mensal: 2º Sabado – às 08:00h
4ª Sexta-feira – às 19:00h
9. Capela:
Nossa Senhora Aparecida - Carvoeiro
Festa da Padroeira: de 19/10 a 28/10
Missa mensal: 1ª Quinta-feira – às 19:00h
3º Domingo – às 16:00h
10. Capela:
São Geraldo Magela – Orieete
Festa do Padroeiro: 22/11 a 24/11
Missa mensal: 2ª Domingo – às 16:00h
4ª Quarta – às 16:00h
11. Capela:
São José – Mãe Cosma
Festa do Padroeiro: 14/03 à 16/03
Missa mensal: 1ª Quarta-feira – ás 19:00h
12. Capela:
São Pedro – Catanduba
Festa do Padroeiro: 27/06 à 29/06
Missa mensal: 2ª Quarta – às 19:00h
13. Capela:
São Francisco – Guagirú
Festa do Padroeiro: 27/10 à 29/10
 
(fonte: Itarema é dez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário