sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Medidas de segurança são intensificadas em ônibus que transportam os estudantes de Acaraú


Presidente da Unaces
Arquivo pessoal
 O Vale do Acaraú Notícias entrevistou o presidente da União Acarauense dos Estudantes do Ensino Superior (Unaces), Francisco Rafael Ferreira, que estuda Administração na UVA/ Sobral e faz uso todos os dias dos ônibus cedidos pela Prefeitura de Acaraú para conduzir os estudantes universitários do Município até Sobral. Rafael deixou-nos a par como está atualmente a questão do transporte e falou dos desafios da associação para garantir os direitos dos estudantes. Conforme Rafael, no momento, existem dois ônibus da Italo Turismo, da cidade de Cruz (CE), alugados pela Prefeitura de Acaraú que transporta cerca de 60 estudantes. “Os ônibus estão disponíveis todos os dias para nossa condução, exceto em dias que apresente algum problema mecânico”, informou Rafael.
            Duas pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas em acidente na noite do dia 29 de agosto, na rodovia estadual CE-178, km 69, na zona norte do Ceará. Os cerca de 40 estudantes que estavam sendo transportados usavam diariamente o ônibus escolar para chegar à Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral. O motorista do ônibus escolar tentou ultrapassar na faixa contínua um caminhão-baú e logo em seguida desviou da moto que vinha em sentido contrário, para evitar a colisão. O ônibus e o caminhão acabaram tombando e a moto foi jogada para fora da pista.
          Duas estudantes morreram no local do acidente, as estudantes Maria Vanessa Gomes e Silvana Pereira Rufino. Alguns estudantes ainda traumatizados pelo ocorrido, acabaram desistindo dos seus cursos. O presidente da Unaces informou que no começo do semestre havia dias em que os ônibus lotavam e restavam pessoas em pé, mas depois do acidente, houve um redução de cerca de 20% no quantitativo de estudantes. “Normal por causa do tragédia”, explicou.
Após o acidente com o ônibus, algumas medidas de segurança foram adotadas. Cintos de segurança foram instalados nos dois ônibus, e ao ser detectado algum defeito no transporte é prontamente solicitado ao proprietário a substituição do veículo.  Além disso, só são transportados até  Sobral os alunos na mesma quantidade dos bancos, verifica-se se os motoristas estão na quilometragem permitida por lei, além de ser feita uma fiscalização rigorosa com os extintores. “Todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para garantir que nosso transporte seja confortável e seguro”, disse Rafael.
          Rafael agradeceu o empenho dos amigos e colaboradores, citando: Oscar moura, Olárcio, Dailson e o estudante universitário Emerson do Nascimento Rodrigues, pois “se não fosse esses caras a Unaces nem existiria”, referenciou Rafael.
          O presidente reforçou que se tem consolidado uma associação de fato, unida. Informa que será realizada uma assembleia para traçar os novos rumos para as lutas a se travar por “segurança, respeito e dignidade no transporte universitário. Queremos e estamos já trabalhando para converter nossos estudos em beneficio para nosso município”, explicou Francisco Rafael.
Rafael defendeu que a Unaces, Liceu e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) estão “divulgando a educação e mostrando de forma divertida e interativa as ciências da natureza ao jovens acarauenses”. Isso através do projeto da I Jornada das Ciêncas do Liceu com um planetário movel e experiências práticas nas áreas de química e física. “Isso é uma luta da Unaces juntamente com o Liceu, por meio da estudante Cristina e do professor de química, Emerson do Nascimento Rodrigues”, disse Rafael.

 
 A Unaces
 A União Acarauense dos Estudantes do Ensino Superior (Unaces) é uma associação formada pelos próprios estudantes universitários. Atualmente, encontra-se em processo de tornar “o fato em direito”, conforme explica Francisco Rafael. O grande benefício de haver uma entidade que lute pelos direitos dos estudantes, na visão do presidente é “termos voz perante as autoridades que antes nos desprezavam”.
São muitos os desafios que a Unaces vislumbra em sua existência. Além das reivindicações serem atendidas mais rapidamente a entidade também “acaba com os conflitos internos que vinha deteriorando nosso poder de negociação, além de garantir o transporte seguro e confortável, uma vez que temos exatamente duas horas de viagem de ida e vinda de Acaraú até Sobral”, explicou Francisco Rafael. 
Rafael diz que um dos desafios da Unaces é a luta pela criação de uma lei para regulamentar o transporte dos estudantes. “Já houve um primeiro contato para a realização da regulamentação por parte da Prefeitura de Acaraú, da Câmara de Vereadores, mas "por motivos diversos ainda não começamos, apesar de estarmos nos preparando pela regulamentação, só assim, poderemos conquistar a busca pela qualificação", informou Rafael.
Além disso, a Unaces apresenta outras bandeiras de luta, como a de buscar a integração dos estudantes, oferecendo palestras, tirando dúvidas sobre como ingressar numa instituição de ensino superior e motivá-los nessa empreitada. Além disso, a Unaces deseja criar uma federação, para discutir os problemas, bem como atentar para os problemas de outros municipios “que sofre tanto quanto a gente”.
Francisco Rafael declarou que uma das maiores satisfações em presidir uma entidade que luta pela garantia de direitos dos estudantes acarauenses é “olhar em volta e ver como as coisas melhoram e o grupo é mais unido, camarada e comprometido. Isso me deixa muito feliz e com vontade de ir em frente”, emocionou-se.

Um comentário:

  1. Parabéns Rafael por mostrar que a Unaces é séria e luta pelos direitos dos universitários acarauenses.

    ResponderExcluir