quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Rede Tucum ganha Prêmio Fundação Banco do Brasil

Trilha do manguezal em Curral Velho (Acaraú)-divulgação)
A Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), integrada pelo Município de Acaraú (CE), na região Norte, foi uma das finalistas da categoria Região Nordeste, entre as 27 concorrentes, na sexta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Realizada a cada dois anos, a premiação tem como objetivo certificar aquelas tecnologias sociais que atendam aos critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e também de interação com a comunidade.

         Além de R$ 80 mil para cada uma das nove categorias vencedoras, a premiação inclui a gravação de um vídeo institucional e folders para que as iniciativas possam divulgar seus trabalhos. A Rede Tucum concorreu na categoria Região Nordeste."Antes, já havia a experiência de turismo comunitário na Prainha do Canto Verde. Foi quando percebemos que não dava certo fazer cada um separado. A partir do trabalho articulado que a rede proporciona, conseguimos trocar experiências. Além disso, fica mais fácil e barato fazer frente à questão de promoção publicidade", explica Rosa Pereira, que veio a Brasília representar a rede na premiação
Criada em 2001, a Rede Tucum reúne hoje além de Acaraú, mais 12 comunidades litorâneas localizadas nos municípios de Icapuí, Fortim, Beberibe, Aquiraz, Caucaia, Trairi, Amontada e Camocim. Além disso, a rede conta com dois pontos de hospedagem solidária em Fortaleza: o Centro de Formação Frei Humberto e a Associação Mulheres em Movimento, do Conjunto Palmeiras.

Só em 2010, a Rede Tucum recebeu aproximadamente dois mil visitantes. Segundo Rosa, a maioria dos turistas são estrangeiros, além de estudantes e pesquisadores das áreas de Biologia, Engenharia de Pesca e Turismo, cujo trabalho costuma ter ligação com o litoral.

No site www.tucum.org é possível conhecer as comunidades, ver as rotas para chegar nesses locais e ter acesso a cursos e pacotes de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário