quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Semace implanta novo sistema de fiscalização


      Depois do sistema de atendimento, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está implantando uma nova atualização do sistema integrado Natuur: o módulo de Fiscalização. Esta ferramenta de gerenciamento de dados é direcionada à Diretoria de Fiscalização (Difis) da autarquia, que começou a funcionar em julho de 2010, após a entrada de novos servidores.

        Dentre as principais vantagens do novo módulo estão a geração de relatórios gerenciais das demandas que chegam ao setor na forma de denúncias ou ações de inteligência; mais controle de acesso aos dados; administração dos documentos formatados pelos fiscais, como notificações, autos de infração e termos; e integração de informações gravadas no coletor de dados utilizados durante as fiscalizações. Além disso, o sistema está integrado com a base de dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) referente às autodeclarações para empreendimentos familiares rurais.

        Segundo o Stevens de Castro, gerente do projeto, o módulo também ajudará na agilização do trabalho desempenhado pela ouvidoria da superintendência. “As demandas enviadas aos fiscais poderão ser mais facilmente encontradas no sistema, o qual informará se já foram agendadas para atendimento ou não”, explicou. Dessa forma, as informações poderão ser passadas mais precisamente para o público. Outra vantagem é na organização do tipo de ocorrências que entram na Semace, as quais serão divididas em Presencial, Interna, Por Telefone e Anônimas.

        Quanto às grandes operações, fruto de planejamento estratégico da Difis, também serão beneficiadas pelo novo sistema, pois permitirá a comparação entre o que foi planejado e o que foi executado. “Poderemos avaliar o desempenho do setor e criar indicadores que servirão de parâmetros para ações futuras”, esclareceu o assessor técnico da área Tiago Bessa. Para ele, essa avaliação funciona como “um termômetro de como estamos cumprindo a missão institucional da Difis em termos de resultados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário