quarta-feira, 28 de setembro de 2011

População sofre com paralisação no atendimento bancário

Na agência do Banco do Brasil em Acaraú, só auto-atendimento
        Os bancários estão em greve  em todo país desde ontem (27/9) por melhorias salariais. O Vale do Acaraú Notícias foi ouvir alguns usuários para saber em que essa paralisação os prejudicou. "Essa greve é injusta, prejudica a população. Pra eles talvez seja justa, mas pra gente não". Essa frase foi dita por Leandro Carneiro Silveira, de 24 anos, morador de Morrinhos (CE), que se encontrava no início da tarde desta quarta-feira (28/9) na agência da Caixa Econômica Federal de Acaraú (CE) para efetuar pagamentos de boletos e receber talões de cheques para seu patrão.
         Essa visão é compartilhada por Maria Dilma de Sousa Alves, de 56 anos, de Aranaú, distrito de Acaraú (CE), que se encontrava na agência de Acaraú do Banco do Brasil para saque. "Acho que essa greve vai prejudicar muita gente que vai pagar suas contas com juros". Francisco Raimundo Alves, 50, que estava também na agência do BB de Acaraú, acredita que a greve causará um impacto negativo à população. "Acho que muitas pessoas vão ser prejudicadas por causa dessa paralisação". 
Inúmeros cartazes afixados a frente da agência da CEF de Acaraú
        Aldézio Brito, Gerente Geral da agência de Acaraú da Caixa Econômica Federal (CEF), explica que a paralisação dos bancários deflagrada em todo país na terça-feira (27/9) é motivada pela necessidade, de um reajuste salarial de 12,8%, o que corresponde a um aumento real de 5%. Os bancários também lutam por participações maiores nos resultados e lucros.  Querem ainda valorização dos pisos, vales refeição e alimentação no valor de um salário mínimo de R$ 545. Mais contratações, saúde e segurança ainda fazem parte das reivindicações. 
       O gerente da Caixa Econômica de Acaraú, Aldézio Brito, explica que "nossa mobilização não tem por objetivo prejudicar a população, mas tão somente, reivindicar nossos direitos". O movimento deflagrado em todo Estado, é encabeçado pelo Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará. 
       Aldézio informa ainda que estão sendo disponibilizados aos usuários terminais de auto-atendimento, pagamentos e saques podem ser realizados nas Casas Lotéricas e correspondentes bancários. Além disso, estagiários prestadores de serviço tem atuado no período da manhã nas agências para prestar esclarecimento à população e agilização de procedimentos. "Tudo que está ao nosso alcance está sendo feito para amenizar o máximo possível os efeitos danosos que a greve possa ocacionar à população.


        


         Cartaz afixado no interior da agência de Acaraú da Caixa Econômica Federal, assinado pelos funcionários, esclarecia aos usuários, que o motivo da paralisação é uma campanha salarial por melhores condições de trabalho, contratação de novos funcionários e a melhoria no atendimento à população. E esclarece que o auto-atendimento, lotéricas e correspondentes bancários funcionarão normalmente.






O Vale do Acaraú Notícias esteve na agência do Banco do Brasil no início da tarde de hoje, onde atestou alguns usuários utilizando o auto-atendimento. Mas vigilantes informaram que não havia na agência nenhum funcionário no banco no momento em que compareceu a reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário