terça-feira, 28 de junho de 2011

Prefeitura e CVT formam parceria para oferta de curso a barraqueiros


A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Centro Vocacional Tecnológico do Município,  formaram uma parceria para oferecer o curso “Bem Servir e Receptividade em Gastronomia” a barraqueiros da Praia de Arpoeiras (Acaraú/CE). As aulas tiveram início ontem (27/6) na Escola Municipal João Jaime Ferreira Gomes, na Lagoa da Volta, em Acaraú. O curso, ministrado pelo consultor João Alfredo Amado de Oliveira, terá a duração de 120 horas/aula, divididas em 60 horas de aulas teóricas e 60 horas de aulas práticas. Ao final da capacitação, que transcorrerá em três semanas, os participantes receberão certificado.
Ao primeiro dia de aula, compareceram o Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita e a Coordenadora do CVT  no Município, Maria de Lourdes Linhares Ribeiro Mendes.  João Amado, que ministrará a capacitação, informa que o objetivo do curso é “levar aos barraqueiros conhecimentos na área de alimentos e bebidas, a melhor qualidade no servir e na técnica, bem como preparar os seus estabelecimentos para receberem seus clientes”.
Na metodologia a ser utilizada pelo consultor João Amado, o mesmo levará às aulas o conhecimento prático dos barraqueiros. “Não adianta eu trazer aqui informações de uma realidade distante da realidade local. É muito importante levar em consideração a vivência que eles têm no dia a dia na (Praia de) Arpoeiras, para tentarmos entender como aperfeiçoar essa realidade”.
O professor João Amado refletiu inicialmente, no primeiro dia de aula as principais dificuldades por que passam os barraqueiros. A falta de um cardápio, que acaba não mantendo os clientes a par dos preços dos pratos antes do pedido; a falta de controle do valor de custo-benefício; além do não conhecimento da língua inglesa estão entre a enorme lista de problemas que os barraqueiro devem lidar no seu cotidiano.
O barraqueiro Deón Fontenele, rindo, declarou que ao chegar um turista em sua barraca falando inglês, “me agoneio, não entendo nada que tão falando. É ruim demais”. No programa do curso, constam aulas de noções de inglês, para tentar suprir esta necessidade de comunicação.
O barraqueiro Raimundo “Coca” declarou triste que há domingo que “não rende nada, só dá pra pagar o garçon. O apurado num rende mesmo”. Conforme o consultor João Amado, o controle do dinheiro que entra e que sai é muito importante para o sucesso no negócio. Em unanimidade, nenhum barraqueiro fazia controle de custos.
Deón Fontenele acredita que aprenderá muita coisa importante ao sucesso do seu empreendimento. “É futuro pra gente, aprender alguma coisa pra melhorar o atendimento que a gente presta e assim fazer com que nossa barraca seja mais visitada ainda”.
Uma série de perguntas levantou o consultor João Amado para levar os barraqueiros da Praia de Arpoeiras a refletirem sobre os passos a tomar daqui pra frente. “Por que meu negócio existe? Qual a nossa obrigação frente ao cliente que atendemos? Qual a qualidade do meu serviço?” Mas o consultor reconheceu que apesar da atitude da Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú e do CVT no Município ser “louvável, mas é apenas o primeiro passo que deve ser dado de muitos que devem ser percorridos para uma melhor qualidade no atendimento”.
A Coordenadora do CVT/ Acaraú, Maria de Lourdes, acredita que o curso é  muito importante para a qualidade no atendimento da barracas de praia do Município. “Você chega na barraca e não existe cardápio. Uma vez um cliente pediu um prato e depois de consumir, vindo a saber o preço, reclamou. Errou ele, que não perguntou o preço, errou o estabelecimento ao não fornecer um cardápio”.
Além disso, a coordenadora do CVT defende que a formação é importante aos barraqueiros por proporcionar um aperfeiçoamento profissional, importante para sua formação. “É importante o aceio, o correto manusear dos alimentos, até mesmo para evitar doenças. Além dos fatores gerenciais, de controle do custo-benefício e da qualidade no atendimento”.
O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, informa que ação da Prefeitura de oportunizar uma capacitação desse tipo aos barraqueiros é pioneira em Acaraú, e informa que outras capacitações como essa serão realizadas a outros profissionais de várias localidades do Município de Acaraú. “É uma preocupação premente do Prefeito Pedro Fonteles (‘Pedim do Cleto’) com a qualidade de vida dos barraqueiros e com a melhoria da qualidade no atendimento aos turistas que a Acaraú chegam para visitar-nos”.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município, por meio da titular da pasta, Maria Irene Barbosa Góes Mota, que tem dado todo aporte para a realização do curso de aperfeiçoamento aos barraqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário