quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pesca da lagosta é liberada


O secretário da Pesca e Aquicultura do Estado, Flávio Bezerra, anunciou o início da pesca da lagosta para 2011 e a largada das embarcações credenciadas para a pesca que está autorizada a partir da zero hora de  hoje (01/06).

De acordo com dados da Secretaria da Pesca, mais de 100 embarcações partirão do Porto do Mucuripe. Os proprietários ou armadores dessas embarcações receberam autorização de seis meses para a captura da lagosta.

Através de parceria com o Ibama, com a Polícia Militar Ambiental e com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria da Pesca realizará uma fiscalização efetiva para suprimir a pesca da lagosta com caçoeira e compressor até o final do período da pesca.

Atualmente, o Ceará conta com 1.972 licenças para a pesca da lagosta. A validade da licença é anual e se faz necessária a renovação da mesma. A expectativa dos pescadores para esse ano é positiva, tendo em vista que houve muita chuva, fator que colabora com a pesca. De acordo com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a exportação da lagosta de janeiro a dezembro de 2010 movimentou mais de U$ 60 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário