terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lançado na AL o IV Festival de Camarão da Costa Negra


Discussão sobe o evento nas dependências da AL -CE
Foto: Geórgia Santiago/AL-CE
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará sediou nesta terça-feira (06/11) o lançamento do IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, que será realizado entre os dias 27 novembro e 1º de dezembro, em Acaraú. O evento foi solicitado pelos deputados Hermínio Resende (PSL) e Dedé Teixeira (PT) através das comissões de Agropecuária e de Desenvolvimento Regional e de Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Casa.
Hermínio Resende parabenizou a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) pela realização de mais um festival e informou que o evento foi proposto na Casa para ser incluso no Calendário Oficial do Estado, o que segundo ele, aumentaria a divulgação. O projeto de sua autoria ainda tramita pelas comissões técnicas. Dedé Teixeira também parabenizou os envolvidos no festival.
O vice-presidente da Faec, Paulo Helder de Alencar Braga, destacou a satisfação de poder conviver com a Assembleia Legislativa, lembrando que hoje é a 700ª sessão realizada pelo Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto) para discutir com os mais diversos segmentos os problemas do setor. Alencar assegurou o compromisso e a contribuição da Federação no sentido de desenvolver o setor primário no Estado.
O empresário e organizador do Festival, Livino Sales, ressaltou que a cada ano a empreitada se reveste de uma nova missão, na busca constante de consolidar o Festival de Camarão da Costa Negra e o Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste como uma significativa ferramenta indutora do desenvolvimento da região. A ideia, segundo ele, é impactar o turismo, a gastronomia e outros setores da economia local, regional e do Ceará.
"Este evento tem se consolidado como um diferencial competitivo e de alto valor agregado, fruto da oportunidade e vontade de contribuir para o desenvolvimento regional", salientou. Conforme ele, o agronegócio do camarão cultivado vem assumindo importância social crescente no Brasil, na região Nordeste e em especial no Ceará. Não só pelo fato de gerar oportunidades de negócios, trabalho, renda e divisas, mas, sobretudo, por contribuir de forma significativa para a diminuição das desigualdades sociais e a reversão do êxodo rural.
Entre os presentes estiveram o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta; o diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Luiz Antônio Maciel de Paula; o coordenador da Comissão Técnico-Científica do Festival, Antônio Bezerra Peixoto; e a superintendente do Mapa no Ceará, Maria Luiza Rufino.
                         (Com informações da AL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário