sexta-feira, 15 de abril de 2011

Catamarã é inaugurado em Acaraú

No último dia 8, às margens do Rio Acaraú, no bairro Camboa, foi realizada solenidade de inauguração de um barco a vela conhecido como catamarã. A embarcação foi construída por sete carpinteiros navais das comunidades pesqueiras da Barrinha de Baixo e Lagoa da Volta, em Acaraú, sob orientação dos professores Toivi Masih e Maurício Aguilar, ambos do campus do IFCE do município. 
A solenidade contou com o Secretário Executivo da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Glauber Gomes de Oliveira, além de autoridades municipais. Em seguida, na sede do campus, ocorreu a entrega dos certificados aos alunos concludentes e foram proferidas palestras sobre a construção naval pelo secretário Glauter de Oliveira e pelo professor Maurício Aguilar.
O projeto de construção do catamarã, coordenado pelo Prof. Toivi Masih, do campus de Acaraú, iniciou-se em 2009, quando o docente venceu edital de licitação (menor preço) para construção de uma embarcação de pesca para o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Projeto São José). O professor Toivi lançou a proposta de o IFCE oferecer um curso na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) em construção de catamarãs a vela, com vistas à capacitar carpinteiros navais da região. 
O barco construído, orçado em aproximadamente R$ 70 mil, será encaminhado ao assentamento da Praia de Maceió (Itapipoca) onde será utilizado pela comunidade local. A carga horária constante do certificado de extensão concedido aos concludentes do curso é de 300 horas/aula. Na imagem, os professores do projeto com os alunos e o secretário.
Fonte: Assessoria de Comunicação - IFCE/ Campus de Acaraú

Nenhum comentário:

Postar um comentário